quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MENSAGEM PASTORAL

É TEMPO DE CONFIAR NO SENHOR


Estamos terminando mais um ano. Apesar de ter sido um ano maravilhoso chegamos ao seu final sob o temor de um período de crise globalizada. As expectativas do futuro para muitos são tenebrosas e inquietantes. Para os que confiam nas riquezas e projetos humanos este quadro só gera intranqüilidade, desassossego e falta de confiança em relação ao futuro.

Onde podemos de fato nos assegurar e confiar a fim de alimentarmos boas expectativas para um ano novo verdadeiramente próspero e de boas realizações? Somente no Senhor! Quem confia no Senhor não se abala diante as inquietudes da vida.

No salmo 125, o salmista o inicia dizendo:

“Os que confiam no Senhor são como os montes Sião, que não se abala, firme para sempre” (v.1)

No monte Sião localizava-se o templo que era o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo e das suas ricas bênçãos que eram dispensadas sobre àqueles que confiavam no Senhor.

Da mesma forma nestes dias o povo de Deus precisa alimentar uma viva confiança no Senhor, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. O que contribui para que a confiança do crente aumente em Deus é simplesmente a observância de alguns princípios que conhecemos, mas que muitas vezes deixamos de praticar no decorrer do ano.

Quando o crente é zeloso em meditar na Palavra do Senhor todos os dias. Quando este crente se envolve com as atividades do Corpo de Cristo neste mundo (A Igreja) e neste relacionamento coloca em prática os princípios que aprende na Palavra. Quando este crente desenvolve uma dinâmica de oração e zela pelo testemunho, este crente estará semeando no presente para colher no futuro uma vida sólida e plenamente dependente de Deus.

O que nos leva a vacilar diante as aflições da vida é justamente a qualidade da semente que temos para lançar nesta terra árida e desprovida da vontade de buscar a Deus. Que neste final de ano possamos rever que tipo de semente temos para lançar a fim de colhermos no futuro, independentemente de como ele seja, os melhores frutos e a total dependência de Deus, porque de fato confiamos no Senhor.

Os que verdadeiramente confiam no Senhor terão sempre suas forças renovadas e o ânimo dobrado. Está é mensagem que o profeta Isaías nos deixou:

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:28-31)

Que em 2009 sejamos mais dependentes e confiantes no Senhor. Que Deus os abençoe.

Pr. Jessé Guimarães

Um comentário:

  1. Em tempos de tanta preocupação e aflição e com a violência imperando nas ruas, é realmente tempo de confiar no Senhor. Aliás, deveríamos ser assim todo o tempo de nossas vidas. A confiança do crente deveria ser algo inabalável, mas não tenho vergonha de dizer que nem sempre sou assim. Em primeira mão uma notícia ruim me abate bastante, mas, glória ao Senhor, estes momentos não perduram por muito tempo. Logo elevo meus olhos e meu espírito ao criador, ao DEUS, ao Altíssimo e sei que Ele é vai adiante de seus filhos, tal como nos diz em Dt 31.8. Ele peleja por nós.
    Adorei a mensagem, já imprimi, li e reli, enviei aos amigos. Que Deus abençoe a vida do Pr. Jessé. Que Deus seja com a sua família.
    Um super abraço saudoso,
    Flora Mendonça - Igreja Presbiteriana de belém

    ResponderExcluir