quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O PERIGO DO ISOLAMENTO

“Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18)


Você já se viu sozinho em algum momento de sua vida? Qual foi a sensação? Foi boa? Creio que não, pois o próprio Deus já havia dito que “não é bom que o homem esteja só”.

Atenção! É estratégia de Satanás e do mundo que o isolamento seja a realidade de todos os seres humanos, principalmente dos crentes, pois ele sabe que a força do cristianismo está na união e comunhão dos santos.

Como resistir a ameaça do isolamento? Buscando envolvimento com Deus, na família, na igreja e com os não-crentes. No entanto, estes envolvimentos carecem de cuidados e atitudes que são ensinadas na Bíblia, um bom exemplo disso é encontrado no texto de (At 2:43-45).

A necessidade de envolvimento entre as pessoas se dá pelo menos por duas razões óbvias: É um mandamento de Deus e, se trata de uma necessidade primordial de todas as pessoas. No texto de (Rm 12:9-16), o apóstolo Paulo descreve uma forma saudável de se desenvolver relacionamentos com base no amor cristão.

Já em (1 Co 12:25-27), o apóstolo dos gentios nos dá três ingredientes necessários nas pessoas para que as relações ocorram saudavelmente, são elas: Espontaneidade (v.25); vulnerabilidade(v.26) e responsabilidade (v.27).

Precisamos nos esforçar para fugir da situação danosa da solidão. A solidão é uma assassina impiedosa que tem ceifado a vida de muitas pessoas. Que Deus preencha em você todos os vazios.

Pr. Jessé Guimarães.


EDIFICANDO A VIDA ESPIRITUAL
1. Defina com suas próprias palavras o que é envolvimento, como ele resolve o problema da solidão e de um a dez, que nota você se dá nesta questão.

2. Seja sincero, e examine sua tendência de “empurrar” aqueles que tentam aproximar-se demais. Isso acontece com você?

3. Duas razões nos levam a investir no envolvimento: Deus ordenou e se trata de uma necessidade de todos os seres humano. Mencione bênçãos que outras pessoas lhes comunicaram e que você já pôde comunicar para alguém.

4. Espontaneidade, vulnerabilidade e responsabilidade são três ingredientes importantes do envolvimento saudável. Escolha um deles e medite com o grupo sobre seu valor. Lembre de alguma situação em que tenha visto isso acontecer.

Um comentário:

  1. Penso que em se fazendo uso diário desse blog contribuirá tremendamente para nosso crescimento, uma vez que temos à nossa disposição perguntas relevantes ao nosso crescimento espiritual.

    Cada internauta, ao acessar, deveria postar seu comentário, ou até mesmo responder às perguntas aqui lançadas.

    Em resposta: Envolvimento tem a ver com intrometer-se (no bom sentido da palavra), comprometer-se, tomar parte, e aqui cabe mais uma pergunta: Será que queremos isso??? Preocupar-me com o outro ??? Ser suporte ???

    Creio que uma Comunidade terapêutica proporciona esse ambiente. Deus abençoe!

    ResponderExcluir